Como escolher o melhor purificador de ar

Embora exista muita poluição nas ruas, dentro de casa também há agentes poluidores, entre eles, bactérias, mofo, restos de insetos, pelos de animais e muitos outros tipos de sujeira. Por isso, para muitas residências e escritórios vale a pena investir em um purificador de ar. Dessa forma, é possível combater ou ao menos controlar alergias, odores e demais problemas.

purificador de ar poluição

Quais são os tipos de purificador de ar

purificador-de-ar-tipos

É bastante comum que nos ar condicionados e sistemas de aquecimento e de ventilação já exista um filtro de ar, os quais são mais simples e funcionam quando os aparelhos estão ligados. Já que ele funciona à medida que o ar passa por ele, as impurezas se prendem em sua estrutura, que pode ser de diferentes materiais, como fibra de vidro ou espuma.

Por isso, deve ser lavado de tempos em tempos, mas também trocados com periodicidade. Para saber qual a vida útil deles, nada melhor do que conferir o manual do aparelho e seguir as demais recomendações para que atue na purificação do ar da sua casa de maneira adequada. Há também os aparelhos que funcionam apenas como purificadores, geralmente são portáteis.

Existem diferentes tecnologias e, portanto, tipos variados de purificadores de ar. Veja quais são eles:

Filtro HEPA – livremente, a sua sigla pode ser traduzida como filtro de ar particulado de alta eficiência que, como o seu nome diz, consegue filtrar 99,97% das partículas que estão no ar. É considerado o mais útil para manter o ar limpo.

Radiação ultravioleta (UV) – outro tipo de filtro usado em purificadores de ar, uma vez que consegue aniquilar vírus, germes e bactérias do ar. Por outro lado, não é útil para filtrar as demais impurezas comuns dentro de casa.

Carvão ativado – a tecnologia para purificadores de ar que faz uso do carvão ativado é eficiente na adsorção de partículas relativamente grandes, permitindo um ar mais puro.

Há também mais dois tipos, porém, considerados menos eficientes porque não existem estudos suficientes que atestem a sua ação. Um deles é o purificador ionizador e o outro purificador gerador de ozônio.

Qual purificador de ar escolher

purificador-de-ar-umidificador

Embora o valor de um produto seja um dos aspectos mais relevantes na hora de adquiri-lo, é importante optar pelos tipos de purificadores de ar com eficiência comprovada, senão, o investimento pode significar dinheiro colocado fora. Também é preciso estar atento as suas especificações, pois na hora de buscar por eles pode haver confusão em relação as suas funções.

É o caso dos umidificadores de ar, que não raro são promovidos como purificadores. No entanto, eles têm só a função de deixar o ambiente mais úmido, o que é indicado para quem tem problemas respiratórios e vive em cidades muito secas. Já que existem muitos tipos e marcas, portanto, vale a pena pesquisar bastante.

De qualquer forma, mesmo com um purificador de ar eficiente em casa ou no escritório, é de extrema importância manter a casa limpa, varrendo o chão, tirando o pó e limpando com pano úmido quando preciso para eliminar totalmente a sujeira. Do mesmo modo, é preciso seguir as recomendações do fabricante quanto aos cuidados com o aparelho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *